FANDOM


O maior prazer dos Boggans é o trabalho. Um emprego honesto, boa companhia e uma rotina regular são tudo de que a maioria dos boggans precisa. Eles são conhecidos na sociedade dos kithain por trabalhar duro e serem íntegros. Costuma-se dizer que um boggan é tão honesto quanto a sujeira de suas mãos.

Essa hostilidade inclui uma necessidade de ajudar os outros. Os caseiros boggans são conhecidos por sua hospitalidade, sendo que poucos conseguem recusar ajuda a um viajante necessitado. Os estouvados costumam pegar a estrada para procurar aqueles que precisam de ajuda, mesmo quando isso os faz parecer intrometidos e inoportunos. Os boggans Seelie são altruístas, movidos pela compaixão e pela bondade de seus corações; os Unseelie se vêem atraídos pelos necessitados por puro oportunismo. Não importa a Corte, a filosofia da nobreza do trabalho adotada pelo kith glorifica a auxílio a outras pessoas. O status entre essa gente é medido pelo número de pessoas que eles "ajudam". No entanto, os beneficiários que se tornam complacentes são rapidamente excluídos.

Os boggans que preferem ficar em casa apreciam o conforto e a segurança. Poucas diferenças faz se a casa pertence a eles ou a outra pessoa. Os tipo mais tranquilos se acomodam a vidas aprazíveis em posições de curadoria: carpinteiros, jardineiros, cozinheiros e botequineiros são todos famosos entre eles. Enquanto for estimado pelas pessoas a quem ajuda, o povo simples fará o melhor que puder.

Há uma outra razão para os boggans se integrarem humildemente às famílias: eles são notórios bisbilhoteiros. Os segredos que eles simplesmente "ouvem por acaso" são considerados justa recompensa por seu trabalho árduo. Os boggans Seelie insistem que eles recolhem essas informações por simples curiosidade. Os Unseelie guardam essas informações para utilizá-las em "ocasiões especiais". Quer sejam motivados pelo altruísmo ou pela ganância, os boggans conseguiram transformar um mau hábito numa forma de arte.

Apesar dessa fraqueza, os boggans sentem um orgulho merecido por sua reputação de trabalhadores diligentes. Sabe-se que alguns chegam a trabalhar até a morte para fazer um serviço corretamente. Questionar a qualidade do trabalho de um boggan é uma boa maneira de enfurece-lo. Ninguém jamais viu um boggan espernear até morrer, mas alguns estouvados já tentaram. O boggan que não tenha se esforçado ao máximo considera-se em grande débito com aqueles a quem tentou servir.

É importante lembrar o conceito de dívida quando se lida com boggans. Apesar de considerarem o serviço voluntário a maior das honrarias, muitos boggans prefeririam morrer a dever alguma coisa a alguém.

Os Seelie muitas vezes recusam qualquer pagamento por seus serviços e podem chegar a se ofender com ofertas desse tipo. Para os Unseelie, forçar outras pessoas a contrair uma dívida é um verdadeiro sinal de poder. Todavia, é perigoso fazer planos para obter riquezas. Os boggans Unseelie mais avarentos são chamados de 'boggarts' e tratados com desdém pelos outros kithain. O medo de contrair dívidas geralmente impede os boggans de criar laços. Apesar de cooperarem alegremente com outros colegas, os boggans raramente se comprometem por meio de juramentos.

Quem pensa que um boggan será sempre subserviente é um tolo. Apesar de se dedicar a servir outras pessoas, o boggan sempre conhece o próprio valor. Mesmo quando é empregado de alguém, o inabalável representante deste kith se vê como o mestre da situação. Prestando serviços aos necessitados, os boggans são recompensados com uma sensação de nobreza que nenhum título ou posição é capaz de igualar.

Aparência: Os boggans têm baixa estatura, cabeleira basta e felpuda, além de uma certa tendência à obesidade. Eles costumam ter olhos pequenos e brilhantes, o que acentua seus grandes narizes. As mãos são razoavelmente grandes e calosas, com dedos ágeis e nós proeminentes. Os boggans geralmente têm sobrancelhas excepcionalmente grossas, que emolduram seus olhos e crescem incontrolavelmente. A pele morena escurece e enruga com a idade. Seus trajes são geralmente simples para os padrões dos kithain.

Estilo de Vida: Uma lareira quentinha, uma cozinha bem suprida, uma cama confortável: isso é essencial na casa de um boggan. Apesar de alguns boggans serem famosos cozinheiros e anfitriões, muitos encontram trabalho na construção civil e nos serviços de emergência. Onde quer que haja trabalho honesto a fazer, os boggans se sentem em casa.

• Os infantes são travessos, um verdadeiro estorvo. Eles tendem a se juntar onde quer que haja pessoas trabalhando. Eles nem sempre prestam atenção ao que estão fazendo, mas costumam aprender seus ofícios muito cedo. Terminada a tarefa, eles estarão prontos para novas travessuras.

• Os estouvados não conseguem evitar sair em busca de aventuras. Por que se esconder sob as saias da mamãe quando há um mundo inteiro a se ver lá fora? Apesar dessa vontade de viajar, poucas coisas conseguirão fazê-los partir depois de terem encontrado uma mixórdia de kithain aventureiros e se apegado ao grupo. Eles serão os membros do grupo que muito provavelmente se preocuparão com a qualidade da comida que compram e do tabaco que fumam em seus cachimbos.

• Os rezingões costumam se estabelecer em residências permanentes e arranjar algo para fazer. Em geral, trata-se de lugares capazes de atender ao maior número possível de fadas da propriedade livre mais próxima. O grau de conforto desses lugares é uma das principais preocupações dos rezingões.

Afinidade: Ator

Direitos Inatos

Artesanato: Os boggans nunca fogem do trabalho árduo. De fato, esse é o tipo de coisa que os aproxima. Sua reputação é a de artesãos céleres e exímios. Se ninguém estiver olhando, eles são capazes de realizar qualquer tarefa que envolva trabalho manual simples num terço do tempo normal.

Dinâmica Social: Como geralmente conhecem muito bem o funcionamento de um lar, os boggans têm um sentido aguçado para relacionamentos. Os mexericos circulam mesmo nas maiores propriedades livres. Os Seelie captam pequenos indícios, como os olhares discretos de futuros amantes; os Unseelie tendem a perceber conspirações e rivalidades. Um teste bem sucedido de Percepção + Empatia (ou Lábia) permite a um boggan deslindar a dinâmica social de um grupo. A dificuldade pode variar de 5 (para um pequeno grupo de viajantes) a 10 (para um baile na corte real a transbordar intrigas).

Fraquezas

O Chamado dos Necessitados: Os boggans não suportam ver um pessoa necessitada. Quando se deparam com alguém realmente em necessidade, os boggans precisam passar num teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para evitar ajudar essa pessoa de alguma maneira.

Mote: Ora, o que aconteceu com você, meu amigo? Aqui, sente-se perto do fogo que eu vou trazer algo quente para você beber. Por favor, conte-me tudo...

Atente às palavras de William Surefoot enquanto ele prepara o jantar para você.

Sobre os Exus: Observe atentamente esses viajantes. Eles chegam querendo trocar suas histórias por uma lareira acesa e uma barriga cheia, mas às vezes vão embora com os bolsos cheios também.

Sobre os Nockers: Admiro-lhes a diligência, mas eles se deixam arrebatar pelo trabalho. Eles deviam aprender a apreciar mais a vida.

Sobre os Redcaps: Os redcaps têm modos repugnantes à mesa e atitudes ainda mais repugnantes. Fico feliz por não ter de limpar a sujeira deles.

Sobre os Sátiros: Bem, eles sem dúvida buscam sua... ahn... sabedoria com bastante entusiasmo. Se não quiser problemas, não encha seus copos de vinho com muita frequência. Pode escrever o que digo.

Sobre os Sidhe: Os sidhe são uns incompreendidos. Acho admirável eles preservarem os ideais de um outro mundo. É uma pena que este mundo aqui seja tão duro com eles.

Sobre os Sluagh: Eles sempre sabem mais do que falam. Preste muita atenção. Mostre um pouco de generosidade e talvez eles retribuam com algumas informações seletas.

Sobre os Trolls: Eles valorizam a honra e o dever. Na minha opinião, isso os torna mais nobres que os sidhe.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória