FANDOM


Pooka.jpg

Os pooka estão entre os kithain mais encantadores e simpáticos. No entanto, eles também são uns malandros, salafrários e imprestáveis, conhecidos por sua insinceridade, desonestidade, excentricidade e traquinagem. Se os exus são imprudentes, os pooka são loucos. Suas vidas são uma saraivada constante de travessuras, mentiras e proezas fantásticas. Eles adoram brincar e odeiam trabalhar. Na cultura feérica, os pooka descendem dos sonhos inocentes de um passado remoto, quando os mortais observavam as brinca­deiras dos animais e desejavam a mesma liberdade.

Tudo é impressionante para os pooka. Eles acham difícil levar a vida comum a sério e farão qualquer coisa para desencorajar a tristeza que a acompanha. Se eles trazem uma parte dessa tristeza bem lá no fundo de seus corações, você jamais saberá. As vidas dos pooka são um borrão de caos e felicidade. Eles afugentam a depressão com um afã quase desesperado. Para arrancar uma risada ao público, nenhuma piada é grosseira.

A verdade é um anátema para um pooka. Tudo o que ele diz é temperado com mentiras para tornar as coisas mais interessantes. Depois de espalhar asneiras e informações falsas, ele vai procurar um ponto de observação seguro para ver o circo pegar fogo. Se o alvo de suas travessuras se enfurecer, o pooka ficará confuso. Talvez o foco de sua atenção precise de uma pequena ajuda com seu senso de humor. Talvez seja necessário um pouco mais de esforço para "animá-lo". Ou talvez ele tenha sido amaldiçoado: É um medíocre. A mediocridade é perturbadora para os pooka, que morrem de medo de se tornarem banais. A excentricidade é a escapatória mais fácil.

O mundo dos mortais é um mistério para eles. São criaturas exóticas que compartilham uma afinidade primitiva com os animais que imitam. São excelentes metamorfos, e até seus aspectos mortais portam algum sinal de seu alter ego bestial. De fato, os pooka são capazes de assumir as formas dos animais de sua escolha. Isso multiplica suas oportunidades para fazer travessuras. 

A afinidade do changeling com um animal geralmente depende do ambiente. Os pooka que vivem na cidade costumam assumir as formas de cães, gatos e até mesmo ratos, enquanto os pooka do campo podem imitar cavalos, lobos ou lebres silvestres. São mamíferos, em sua maioria, mas existem alguns pooka passeriformes e reptilianos. Os exus falam em seus contos de pooka leões, cangurus e ornitorrincos, mas poucos acreditam nessas coisas. Contudo, mui­tos acreditam que as histórias de animais trapaceiros do mundo todo foram, sem dúvida, ins­piradas nessas fadas. 

Apesar das traquinagens, os pooka têm um forte senso de nobreza. Os pooka Seelie são amigos leais e corajosos na batalha. Se uma de suas travessuras causar sofrimento real, eles sentirão pesar genuíno. Os pooka Unseelie podem ser perversos e brutais, mas a maioria faz o possível para se entrosar com seus irmãos Seelie. De fato, sua veia travessa faz com que eles finjam ser Seelie de vez em quando! Bandos, hordas e comitivas de pooka viajam de um lugar a outro, encenando peças e espetáculos circenses para fadas e mortais. Por onde passam, eles levam consigo o riso, a fraude e a confusão. Bem-vindo ao maior espetáculo da Terra.

Aparência:

Não importam as formas que escolham, os pooka geralmente são graciosos. Apesar da aparência diversificada (que depende da natureza de suas afinidades com os animais), eles costumam ser peludos e apresentar feições alongadas e animalescas, quando não orelhas de animais propriamente ditos.

Estilo de Vida: 

Quer sejam atores, palhaços, prestidigitadores, bufões ou comediantes, os pooka arranjam um jeito de ganhar a vida fazendo o que gostam. Talvez essa seja a maior de todas as travessuras. Os Seelie são atraídos por mortais promissores que precisam de um pouco de alegria; os Unseelie bancam os confidentes daqueles capazes de garantir sua sobrevivência. Na cidade, pode-se esperar encontrá-los nas universidades, nos parques municipais ou talvez no bairro boêmio. No campo, é melhor ser gentil com os animais que você encontrar.

• Os infantes são verdadeiros anjinhos, principalmente quando acham que vão ser pegos. Os infantes Seelie são como filhotes brincalhões, sempre a causar problemas e esforçando-se ao máximo para evitar o castigo. Os infantes Unseelie são mons­trinhos destrutivos, mas logo aprendem a bela arte de fazer os Seelie levarem a culpa. 

• Os estouvados têm um senso de humor sabidamente gros­seiro. Imagine o palhaço da classe que seduz a cara-metade de seu melhor amigo e, ao mesmo tempo, esconde uma bomba de fedor no sistema de ventilação da escola. Quando as travessu­ras vão indo bem, seus olhos chegam a brilhar. Torne cuidado quando um pooka estouvado começa a afiar as garras.

• Os rezingões envelhecem graciosamente. Muitos acabam em empregos nos quais os bufões podem ganhar a vida com facilidade. Apesar de nunca desaparecer, seu senso de humor se toma mais sutil. Os pooka ancianos tendem a preferir traves­suras elaboradas que podem exigir semanas de planejamento.

Afinidade: Natureza.

Direitos Inatos

Metamorfose: Cada pooka tem uma afinidade com um animal de sua escolha. Quando completamente sozinho, ele pode se transformar nesse animal (ou voltar à forma de changeling) num único turno. A metamorfose custa um ponto de Glamour, mas a reversão é grátis. O pooka tem todas as habilidades naturais do animal (garras, velocidade, capacidade de saltar etc.), mas só é possível assumir a forma de animais comuns. Até as formas maiores e mais assustadoras tendem a ser mais divertidas que letais, mesmo quando, irrompe a luta.

Os changelings não conseguem atinar com a forma animal de um pooka em seu aspecto mortal. Contudo, eles não precisam chegar a ver a forma animal para desvendá-Ia: o pooka geralmente apresenta algumas das qualidades mais cativantes do animal. Um pooka felino, por exemplo, pode lamber os dedos depois das refeições ou ronronar quando afagado. Seu semblante feérico pode ter orelhas diminutas e uma cauda comprida e irrequieta.

Confidente: O encanto inato de um pooka rompe as barreiras até das pessoas mais frias. Some-se a isso a curiosidade das fadas e você terá um confidente impressionante. Uma única vez, durante uma conversação, o pooka pode testar Percepção + Empatia (ou Lábia) para fazer um mortal ou um changeling revelar seus segredos; a dificuldade é a Foça de Vontade da "vítima". Cada sucesso permite uma resposta verdadeira a uma pergunta de ordem pessoal. Entretanto, não se trata de um efeito instantâneo. Para obter as informações, é preciso tempo, esforço e interpretação.

Esse Direito Inato sempre funciona normalmente, mesmo com os mortais.

Os pooka nunca sofrem falhas críticas nos testes de Empatia ou Lábia.

Fraquezas

Mentiras: As pessoas podem confiar num pooka, mas ninguém em seu juízo perfeito acreditaria num deles. Suas mentiras elaboradas são famosas. Não importa a relevância do assunto, o pooka sempre acrescentará uma mentira. É sua natureza. O pooka precisa passar num teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para dizer toda a verdade.

Cada pooka mente de um jeito diferente. Alguns pooka Seelie sempre dizem o oposto do que pretendem, enquanto muitos Unseelie propositadamente dizem a verdade de vez em quando para baixar a guarda dos interlocutores. Os pooka Unseelie às vezes disfarçam suas mentiras com muito cuidado: se passar no teste Força de Vontade no início da cena, o Unseelie poderá misturar verdades e mentiras livremente. Isso pode tomá-lo ainda mais perigoso...

Mote: Naturalmente, foi aí que percebi que teria de salvá-los todos. É incrível o que a supercola é capaz de fazer com a bainha de uma espada...

Contemple a perspicácia e a sabedoria Runcible Shaw, Cronista de Acontecimentos Peculiares. 

Sobre os Boggans: Nunca estão por perto quan­do se precisa deles e, quando estão, são tão miseráveis! O último que encontrei só me deixou repetir a. sobremesa três vezes, 

Sobre os Exus: Fique por perto desses caras e você vai ter uma vida razoavelmente calma. Não consigo imaginar um jeito mais seguro de viajar pelos campos. · · 

Sobre os Nockers: Os nockers têm uma assom­brosa joie de vivre. Ouvi-los a nos regalar com seus louvores é um prazer. Conte-nos mais uma vez o que eles disseram sobre os artesãos boggans! 
Sobre os Redcaps:
Hmm .... Venha cá. Acenda o pavio e entregue isto para aquele redcap ali. Ele vai ser eternamente grato. Eu vou 'esperar aqui atrás deste troll. 

Sobre os Sátiros: Suas festas definitivamente precisam de uns pooka por perto para animar um pouco mais as coisas. É só "batizar" o ponche para a diversão começar!

Sobre os Sidhe: Tão régios. Tão elegantes. Deve ser maravilhoso estar no centro de tanta intriga e politicagem. 

Sobre os Sluagh: Sinceros e alegres.  

Sobre os Trolls: Se você se meter em mais problemas do que pode dar conta, fique atrás de um deles.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória